MEDICINA DO ANIMAL: ARARA

José Neto
2 min readJan 7, 2024

--

As Araras tem capacidade inata de saber quando expressar sua opinião e quando ficar em silêncio. Lições associadas ao discernimento estão sempre presentes em um curandeiro.
O espírito animal é atraído pelas artes e cores. Comunicar seu eu interior com os outros, se dá bem, e se comunicar bem com os outros são as principais inspirações e aspiração da Arara.
As pessoas com o do totem da Arara formam relacionamentos intensos com os outros e tendem a ser profundamente empáticas e compreensivas. As araras escolhem por toda a vida com um único par afetivo, e se unem muito intensamente e passam a maior parte do tempo juntos. Eles se enfeitam, compartilham refeições e voam juntos pelas copas das árvores da floresta. Um símbolo fantástico de romance, fidelidade, companheirismo ao longo da vida e firmeza.

Sua Medicina é da Comunicação e do Poder das Cores. São multicoloridas, transmitem alegria e a força do arco-íris. Trás a visibilidade e a Beleza para sua vida! São brilhantes, ousadas e barulhentas!
A longa vida da arara combinada com o fato de que são capazes de resistir aos efeitos tóxicos de alguns dos alimentos venenosos que consomem, sendo referenciada à busca da saúde, proteção e do bem-estar em família.

MITOLOGIAS:
Os Tupis celebram sua beleza em canções; uma etnia denominou-se Kanindé em lembrança a um cacique ancestral que assim se chamava por ser tão bonito — e tão barulhento — como estas araras. A arara-canindé foi uma das criações da Arara Encantada, um ser divino que ensinou às tribos as artes da música, da dança, da fala e todo o saber. Suas penas são utilizadas em rituais indígenas como instrumentos de poder: cocares e penachos. As araras em geral estão associadas aos mitos solares e os ligadas à criação do fogo.

Série: Totens Amazônidas, 2021.
Espécie: Arara-canindé ou arara-de-barriga-amarela
Nome Cientifico: Ara ararauna. (do tupi: arara = papagaio; e una = preto, escuro. ⇒ Papagaio escuro. Devido penas faciais negras)
Local: Mangal das Garças — Belém/PA.
Câmera: Canon T3i [75–300mm]
Fotografia: @amazon.pictures

#ARARA #XAMANISMO
#ANIMALDEPODER
#MEDICINADAFLORESTA
#AMAZONPICTURES
#AMAZOPHOTOS
#AMAZONIA

--

--

José Neto

Alma Viajante, Fotógrafo Amador, Caçador de si. Escrita com pseudo [Zé Ninguém]